orquídea, vanda, cultivo, dicas, jardinagem, jardim, flores, combate a pragas, flor, folhas, adubo

sábado, 25 de abril de 2015

Vanda - Orquídea - o primeiro sinal da floração

Orquídea Vanda irá florir


Para quem tem curiosidade de saber como é o primeiro sinal de que a orquídea Vanda irá florir... a imagem acima mostra.

Tirei essa foto hoje (25/04/2015).

A orquídea Vanda focaliza todas as energias para este momento especial: a floração. Como tratar da orquídea nesta fase delicada?

Simplesmente mantenha a rega habitual e aplique um pouquinho a mais de vitamina, do que normalmente você faz. Muito cuidado para não aplicar vitamina no botão que está crescendo, porque isso o "queima".

Costumo anotar na agenda sempre que nasce um novo botão floral, para poder acompanhar o desenvolvimento da planta e também saber se algo está errado (se não florir em tal período, é porque preciso aumentar um pouco a quantidade de vitamina).


2 comentários:

  1. Olá! Apos a floração, devo cortar o talo que ficou? As raízes da minha vanda estão escuras e parecem secas. Algumas estão brancas, mas a maioria escuras e parecem secas, como se tivessem mortas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      A minha orquídea Vanda também está no fim da floração e já ficando com o talo amarelo. Daqui a pouco vai ficar com o talo marrom (seco).
      Então, eu só vou cortar quando estiver marrom (seco) com a distância máxima de 5cm da base. Nunca menos para não afetar o tronco da orquídea.
      Ele fica visualmente estranho, mas é melhor do que deixar com o talo inteiro. Vou postar foto de como fica.
      Agora, sobre as raízes... as raízes brancas, quando são molhadas, ficam verdes. Essas estão vivas e absorvendo a água normalmente. As raízes secas, finas e marrons são as raízes já mortas. Obviamente essas raízes secas não absorvem mais nada. Eu não recomendo cortar. Nas minhas vandas também tem raízes secas, mas eu deixo como está.
      Espero ter ajudado.
      abs.
      Marjorie.

      Excluir